IPE Instituto de Pesquisas Educacionais
28 3522-1071
Menu

Projetos Literários

A República Velha em Paródias

No dia 09 de Abril, os alunos dos 9°s anos matutino compartilharam o trabalho realizado em sala de aula com o tema “A República Velha em Paródias”. A partir de paródias, foram abordados os principais movimentos sociais ocorridos no Brasil durante o período compreendido entre os anos de 1889 e 1930, conhecido como “República Velha”.

 

Dentre as canções cantadas em paródia estavam “Amida da minha mulher” (Seu Jorge), “Salve Jorge” (Seu Jorge), “De janeiro a janeiro” (Roberta Campos), “Amor de chocolate” (Naldo) e “Pelados em Santos” (Mamonas Assassinas). Através das paródias os alunos compreenderam os problemas gerados pela desigualdade social no Brasil do início do século XX e a intensa busca por participação pelos grupos menos privilegiados.

 

E dessa forma, por meio do grande entusiasmo dos alunos, observou-se toda sua dedicação e comprometimento para a elaboração da atividade, e assim, reunindo todas as apresentações, foi possível consolidar um clima descontraído e divertido sem tirar o enfoque principal do trabalho: caracterizar os movimentos sociais do período estudado e desconstruir a idéia de um povo brasileiro inerte e passivo.

 

Por fim, fica evidente a importância de uma atividade ser trabalhada fora da sala, assim como os professores Paulo Afonso Caruso Ronca e Cleide do Amaral Terzi deixam claro explicando que “na escola, quando surge o inusitado, principalmente com movimento, este transforma-se em elemento catalisador, amálgama favorável na aquisição do Conhecimento ou na interação social” (1995).

 

Parabéns a todos os alunos dos 9°s anos e a toda EquIPE!

 

Professor Felipe Gonçalves Vieira.

 

 

republica ..
republica ..
republica ..
republica ..
republica ..
republica ..
republica ..
republica ..
republica ..
republica ..
republica ..
republica ..
Sinepes em Ação!

IPE premiado “Sinepe em Ação” - ONU

Escola Solidária

Selo Escola Solidária

Enem

Estamos entre os primeiros lugares.

Contato

  28 3522.1071

  ipeducacionais@outlook.com

 

  Formulário de contato

Localização

Rua Laudelina Louzada, 46

Bairro Campo da Leopoldina

Cachoeiro de Itapemirim - ES

CEP: 29305-367

 

  Acesse o mapa

© IPE Instituto de Pesquisas Educacionais. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web